Amigos Verdes e o meio ambiente.
       Home  Ar  Água  Energia  |  Plástico  |  Químicos  Reciclagem                  • Site da Amma •
n

 

Cuidados com:

Óleo

Lâmpadas

Baterias

 

 

Amigos Verdes:
Movimento de conscientização do nosso papel na proteção e preservação do meio ambiente.

Inspirados nos ensinamentos da Amma sobre a nossa relação com a natureza, o movimento Amigos Verdes (Green Friends) nasceu em 2001, na Índia, como um meio divulgar a importância da preservação e proteção do meio ambiente. Desde então, espalhou-se pelos grupos da Amma em todo o mundo.

Os Amigos Verdes se comprometem em despertar a consciência de união entre a natureza e a humanidade e ensinar o cultivo de uma atitude de amor e reverência em relação à Mãe Natureza.
Amma pede para que cada um de nós participe de esforços para restaurar a harmonia com a Natureza, e diz que através de atos individuais de amor e prece cada pessoa pode desempenhar um papel vital no restabelecimento da harmonia perdida entre a humanidade e a natureza.
Os membros do Amigos Verdes praticam meditação, plantam árvores, conservam recursos naturais em sua vida diária e participam de projetos que promovem a consciência do meio ambiente.

“Filhos, uma de nossas prioridades é preservar a natureza. Temos que dar um basta às práticas de destruição do meio ambiente que visam dinheiro e necessidades egoístas. Toda família deve cultivar plantas e árvores em seu jardim. Quando santos antigos diziam que deveríamos venerar as árvores, eles estavam ensinando ao mundo sobre a importância de preservar e proteger a natureza. Nossas práticas tradicionais de cultivo de plantas e flores e a luz gerada por lamparinas a óleo servem para purificar a atmosfera”, aconselha Amma.

O significado sagrado da Tulasi

O símbolo do movimento Amigos Verdes é a Tulasi, planta que, além de possuir inúmeros benefícios medicinais, também é considerada sagrada por simbolizar a própria Mãe Divina. Também conhecida como manjericão sagrado, seu nome significa “incomparável”, em sânscrito.

Ns antigas escrituras sagradas da Índia existem inúmeras lendas que descrevem como a Deusa se manifestou na Terra na forma da Tulasi, em benefício de toda a criação. Por isso esta planta divina tem sido reverenciada há milhares de anos em templos e residências.

Amma diz que a Tulasi é um dos símbolos do auto-sacrifício.

Essa planta abençoada oferece todo o seu ser: suas sementes, folhas, flores e seu caule, tudo pode ser adorado e usado como medicamento. É a mais humilde das plantas, a manifestação do Divino. Através do auto-sacrifício nós podemos nos aproximar de Deus”.

A Tulasi também é considerada uma purificadora das negatividades internas.

“Mais do que qualquer conhecimento da ciência moderna, é a profunda compreensão da religião que ensina as pessoas a amar a natureza e desenvolver um senso de reverência e devoção por todos os seres”, afirma Amma.

Amma nos estimula a despertarmos nossa consciência em relação à unidade oculta presente em toda a criação, através da amorosa e cuidadosa adoração da Mãe Natureza.

“Tudo é permeado pela consciência. E esta consciência é o que sustenta o mundo e todas os seres vivos que habitam aqui. Adorar a tudo, vendo Deus em tudo, esse é o mais importante conselho religioso. Essa atitude nos ensina a amar a natureza”, diz Amma.

Benefícios medicinais

Além dos seus aspectos espirituais, a Tulasi também é um componente chave da medicina ayurvédica. Seus atributos são utilizados na Índia desde os tempos mais remotos.

A Tulasi previne e reduz significativamente os níveis de estresse, aumenta a resistência e a energia do organismo, melhora a absorção de oxigênio, diminui os sinais de envelhecimento, além de ser um excelente antioxidante. Estas numerosas propriedades favorecem a capacidade natural do corpo de manter a vitalidade e o bem-estar. A Tulasi é usada em tratamentos contra resfriado, gripe, febre e dor de cabeça. Além disso, oferece extraordinárias propriedades curativas e preventivas para doenças degenerativas como câncer, doenças cardíacas e neurológicas, artrite e diabetes.

No Brasil

Os Amigos Verdes começa a dar seus primeiros passos no Brasil. Se você está interessado em ajudar a desenvolver este movimento em nosso país, por favor, entre em contato conosco, ou para mais informações escreva para: amigosverdes@ammabrasil.org

Copyright MACenter ® 2009. Todos os direitos reservados.

mmm
"Sem a Natureza, nenhuma criatura, nenhum ser-humano, simplesmente nada existiria."
Amma e os Amigos Verdes.