Home  |  Amma  |  Ajudar   Ashram  |  Encontros  |  Lojinha |  Meditação

 

         
 

O Bhagavad Gita

Meus Queridos Filhos,

O Bhagavad Gita é a essência de todos os Vedas, e sua mensagem é para a humanidade inteira.
É a mensagem do Senhor para o mundo todo, dada para Arjuna como um procurador, que no meio de circunstâncias adversas ficou totalmente aflito, sem saber como discernir seu Dharma.

No Gita nós encontramos a mescla de diversos caminhos espirituais, tais como os de Devoção, Conhecimento, Ação e Ioga; ele é repleto de princípios e práticas espirituais.
O Senhor Sri Krishna veio a este mundo para revelar o caminho para a suprema realização às pessoas de samskaras [influência de impressões remanescentes] variados. Se apenas um tipo de prato estiver disponível no cardápio de um hotel, apenas as pessoas que apreciarem esse prato serão atraídas por ele, enquanto um hotel com vários pratos atrairá a todos. Roupas da mesma medida não servirão a todos. Entretanto se roupas de diferentes medidas estiverem disponíveis, elas atenderão à necessidade de todos. Da mesma forma, o Gita revela os diversos caminhos para elevar pessoas de todas as classes sociais até a realização do Ser. O Senhor através de Seus ensinamentos eleva toda e qualquer pessoa a partir do plano em que ela está.

O mestre e suas palavras não são dois. Da mesma forma o Senhor e o Gita não são diferentes. O Gita é o comentário sobre a vida do Senhor e a vida do Senhor é o comentário vivo no Gita. A vida do Senhor foi como uma brisa fresca que atendeu e despertou toda e qualquer pessoa, e o Bhagavad Gita é como a árvore Kalpaka da realização dos desejos, que concede todos os desejos e abriga a todos contra o calor escorchante da existência mundana. A finalidade de aprendermos o Gita é para nos tornarmos Sri Krishna.
Gita é o néctar que o Senhor nos deu ao agitar o oceano lácteo dos Vedas. O Bhagavad Gita continuará a abençoar a toda a humanidade em todos os tempos vindouros, como a presença viva do Senhor.
**
A finalidade de aprendermos o Gita é para nos tornarmos Sri Krishna.
**
O Gita não está nos ensinando a adorar um Deus que reside lá no céu em um trono dourado, nem a nos empenharmos para entrar no céu após morrermos. O Gita nos ajuda a compreender "Como experienciar a paz e a felicidade agora, aqui." Gita nos ajuda a realizar nosso verdadeiro Ser.
**
Há apenas uma coisa a ser dita. O que é duradouro, o que é transitório? O que é bom, o que é mau? Como uma pessoa pode compreender o eterno? O Gita e os Puranas estão todos tentando explicar essas mesmas coisas. Os princípios essenciais são explicados uma vez após outra. É para mostrar o quanto eles são importantes. Se as pessoas os ouvirem uma vez após outra, os princípios permanecerão em suas mentes. Há algumas aparentes diferenças entre os livros, isso é tudo. Enquanto o Ramayana fala sobre a batalha entre Rama e Ravana, o Mahabharata fala sobre a guerra entre os Kauravas e os Pandavas. O princípio básico é o mesmo. Como uma pessoa pode se apoiar nesses princípios e seguir adiante nas várias situações que a vida traz? Isto é o que todos os mahatmas e todos os livros estão tentando ensinar.
**
Qualquer tempo livre que você tenha após o trabalho deve ser passado lendo livros espirituais como Gita e Ramayana, ou as biografias dos mahatmas, ou coletâneas de seus ensinamentos, em lugar de ir ao cinema ou se comprometer com outras formas comuns de entretenimento. Não perca nenhuma oportunidade de participar de satsangs. Compartilhe com seus amigos as coisas que você ouve nos satsangs, trazendo assim paz mental também para eles.
**
Se você estiver relutante em aprender sânscrito, como compreenderá nossas escrituras? O sânscrito é nossa língua-mãe. Você não pode apreciar completamente os Upanishads ou o Gita sem compreender o sânscrito. Para compreender os mantras e os cânticos, você deve aprendê-los nesse idioma. É a língua de nossa cultura. Não podemos separar a cultura da Índia e o sânscrito. É verdade que podemos comprar as traduções dos textos das escrituras em outras línguas, mas elas não têm o mesmo valor do original. Se você quiser conhecer o sabor do mel, você deve experimentar o próprio. Se você misturá-lo com alguma outra coisa, você não obterá seu sabor verdadeiro. Até mesmo pronunciar palavras em sânscrito é bom para nosso bem-estar mental.

 

 

 

 

 
         
         
 
www.ammabrasil.org é o site oficial da Amma no Brasil.
 Copyright MACenter ® 2016. Todos os direitos reservados *