Home  |  Amma  |  Ajudar   Ashram  |  Encontros  |  Lojinha |  Meditação  

 

         
 

AMRITAPURI ASHRAM
Ashram da Amma na Índia

Mata Amritanandamayi Math
Amritapuri P.O., Kollam District
Kerala, 690525, India
Tel: (91) 0476 289-6278 ou 289-5888
www.amritapuri.org

Information for International Visitors (in English).
Tel: (91) 0476 324-1064
Fax: 091-0476-2897678
Email: inform@amritapuri.org

Como chegar no ashram da Amma:
Importante!
Estar com a Amma
Registro online (reserva para estadia e ajuda de transporte terrestre).
Custo de Estadia
Câmbio
Transporte Terrestre

Vivência no ashram, Amritapuri, Índia:
Programação Diária
Rotina do Ashram

A vida no Ashram
Acomodações

O que levar
Voluntariado
Certifique-se
Outras Dicas

 

"Filhos, este ashram existe para o mundo,
pertence a você e a todas as pessoas que vêm aqui." – Amma

 
 

IMPORTANTE:
Recomendamos que se faça reservas de acomodação diretamente através do ashram para evitar a exploração e cobranças desnecessárias de grupos de viagem.

Existe também o serviço de transporte terrestre que pode ser adicionado às reservas feitas diretamente com o ashram através do registro online.

O ashram não solicita doações de grupos turísticos ou cobra taxas extras nestes casos.

O valor cobrado pelo ashram é o mínimo para cobrir as despesas de comida simples (3 refeições indianas vegetarianas diárias), água e eletricidade. Veja o custo da alimentação ocidental separadamente aqui.
O mais fácil é usar o registro online.

Pede-se entretanto a gentileza de escrever via site ou enviar um e-mail (em inglês) ou fax ao Escritório dos Estrangeiros (Foreigner's Office) do Ashram na Índia para informar antecipadamente da sua chegada e provável duração de permanência. Caso queira ajuda na comunicação com o ashram (tradução português-inglês) escreva-nos.

Como os meios de comunicação na Índia não são muito eficientes, pode-se pedir informações complementares e confirmações de datas da presença da Amma no ashram da Califórnia (M.A. Center) ou de Paris. Para requisições de informações do Ashram da Índia que necessitem resposta, por favor incluir o endereço de resposta e tenha em mente uma demora de ao menos 20 dias, pois não é possível responder por fax.

Estar com a Amma

Estar com a Amma na Índia pode ser uma das experiências mais profundas de nossas vidas. A remota península entre o Mar Arábico e os belos canais de água (Backwaters) da costa de Kerala, abriga uma simples comunidade de pescadores e nos recebe pacificamente. O complexo de prédios coloridos do Ashram é rodeado por um exuberante coqueiral e fica ao lado da vila onde a Amma cresceu. Esse local tornou-se sagrado, e foi construído a partir do amor e compaixão da Mãe para que possamos compartilhar com ela a intensa experiência do Divino. Todas as vezes que a Amma não está em turnê, ela está no Ashram. É sempre uma boa ideia checar a agenda de turnês da Amma imediatamente antes de visitar o Ashram, pois as datas de suas viagens podem mudar eventualmente.

Registro Online:
Pede-se que os visitantes façam seu próprio registro antecipado.

Estadia:
Diária: 300 rúpias, equivalente a $6,60 – em dólares.
(Atualizado em 2013)

Como trocar dinheiro no ashram:
Pode-se trocar dinheiro no banco do Ashram, inclusive com cartões de crédito/débito internacionais. Para isso, você precisará apresentar uma cópia do passaporte, tanto da página de identificação (com foto) quanto a página do visto.

Câmbio: 1 dólar = aproximadamente 45 rúpias.

Como Chegar

Via aérea e taxi:
Os dois aeroportos mais perto estão em Trivandrum (110 km ao sul de Amritapuri) e em Cochin (140 km ao norte). No aeroporto você pode ir ao "Serviço de Táxi de Aeroporto" e pode pedir um táxi, pago antecipadamente, à "Mata Amritanandamayi Ashram" em Amritapuri - Vallickavu ("Va-li-cau").
A viagem de Trivandrum leva aproximadamente três horas e custa (em rúpias) $1.600,00.
De Cochin, a viagem leva aproximadamente quatro horas e custa $ 2.400,00.
Você deve pedir para usar a Estrada de Praia ("beach road") de Karunagappally. Esta estrada cruza o remanso (canal) por uma ponte e o traz diretamente ao ashram.

De ônibus ou trem:
Kayamkulam (12 km ao norte de Amritapuri) e Karunagapally (10 km ao sul) são as cidades principais de chegada. Pequenos riquixás podem lhe trazer a Vallickavu, que fica a uma pequena distância de barco pelo remanso de Amritapuri. Vá até o cais, o passeio custa us$1,00 por pessoa, e um pouco mais se você chegar à noite e/ou com bagagem. Existem ônibus da estação de Kayamkulam que chegam até a ponte Amrita Setu, depois basta atravessá-la.

Programação Diária:

Amma dá darshan às quartas, quintas, sábados e domingos. 04h50 - 06h00: Archana - Mil Nomes de Devi (Canto do Lalita Sahasranama).
06h00: Chai da manhã.
07h00 - 08h00 : Estudo das Escrituras.
08h00 - 09h00:  Meditação.
09h00 - 10h00 : Café da manhã.
10h00 - 13h00 : Atividades-extras e/ou Seva (Serviço Abnegado)
13h00 - 14h00 : Almoço.
14h00 - 17h00:  Atividades-extras e/ou Seva (Serviço Abnegado)
17h00 - 18h00 : Meditação.
18h30 - 20h15 : Bhajans.
20h15 - 21h00 : Jantar.
21h00 - 22h00 : Estudo Pessoal, Meditação, Descanso Terças e sextas são dias especiais para os residentes do ashram. Na terça-feira eles se dedicam à meditação durante o dia inteiro. E em ambos os dias, Amma vai regularmente ao templo para dar satsang.

Rotina para residentes e visitantes do Ashram

O Ashram de Amritapuri abriga em torno de 4.000 residentes, sendo 2.500 discípulos monásticos, e os visitantes são sempre bem-vindos. Em celebrações especiais o ashram pode receber até 10.000 pessoas em um mesmo dia.
Todos são convidados a participar das rotinas diárias do Ashram, de acordo com a sua capacidade. As disciplinas do Ashram envolvem uma combinação harmoniosa de meditação, canto, estudo e serviço abnegado.

A vida no Ashram

Amritapuri é a realização do ideal indiano antigo "o mundo inteiro é uma família" (kutumbakam vasudhaiva). Aqui você achará as pessoas do mundo inteiro-falando idiomas diferentes, com costumes diferentes e religiões diferentes — todos vivendo debaixo do mesmo teto. Na busca do significado da vida, todos esqueceram das suas diferenças e se tornam 'filhos de Amma'. Quando as pessoas vêm pela primeira vez ao Ashram de Amritapuri, quase sempre são surpreendidas: a remota aldeia de pescadores em uma ilha pequena, embalada entre um remanso e o Mar Arábico, tornou-se o centro de uma revolução espiritual silenciosa. Quando o profundo anseio espiritual do discípulo se banha no resplendor da graça do mestre, um ashram nasce. Lá a pessoa cresce em paz e harmonia. Construído na mesma propriedade onde Amma nasceu, Amritapuri é agora a sede da missão mundial da Amma e a casa espiritual de milhares de devotos. Os discípulos monásticos da Amma e devotos residentes moram aqui, enquanto dedicam suas vidas para a realização de Deus e para servir o mundo. Todos os dias, os 'filhos' da Amma de toda a Índia e estrangeiros se reúnem aqui para receber o darshan de Amma. Ela recebe a todos e a cada um, consolando, encorajando e dando uma direção nova às suas vidas. Em nenhuma parte da terra, a vida é vivenciada tão completamente quanto se está em Amritapuri. Todos os cantos do ashram brilham com dinamismo. Da quietude das horas matutinas, quando o ashram está extasiado em meditação, até a vibração da noite, quando o ar fica cheio com os exuberantes bhajans da Amma, Amritapuri sempre está maravilhosamente efervescente. No brilho do fogo dos yagnas onde os pujaris executam rituais védicos, no silêncio da biblioteca onde os monges jovens estudam as escrituras sagradas de Bharat, no suor que cai dos devotos que mantêm o ashram praticando o Karma Yoga, e é claro, no colo de Amma, que está sempre compartilhando seu amor ilimitado no salão do templo. Amritapuri, verdadeiramente é o indica seu nome, uma Cidade de Néctar Imortal.

A inspiração para todas as atividades é sempre a Amma. Milhares vêm todos os dias ao ashram para o Seu darshan. Alguns estão buscando orientação espiritual, outros querem aliviar as tristezas e muitos desejam passar, simplesmente, alguns momentos em Seus braços. Amma vê cada pessoa, não importa quanto tempo leve, dando a ela exatamente o que precisa. De certa maneira, o ashram é uma universidade onde as pessoas de todas as classes e estilos de vida vêm para estudar a ciência de vida. Quando a Amma não está dando darshan, Ela está conduzindo meditação, ou instruindo os ashramitas nas práticas espirituais e os introduzindo à sabedoria imortal. Há aulas de Yoga, Sânscrito, Vedanta e Meditação. Em Amritapuri, os ashramitas e os devotos formam uma grande família da Amma, e juntos celebram muitos festivais, como o aniversário de Krishna, Onam, Natal, Vishu e Guru Purnima, Shivaratri, Navaratri, Diwali. Na verdade, cada dia em Amritapuri é um festival. Isto é refletido em todos que vêm aqui – na paz, alegria e abundância que irradiam em suas faces.Pede-se que se siga as normas culturais e espirituais, peculiares da Índia, e da vida no Ashram.

 

Acomodações do Ashram:

O Ashram provê quartos privados para casais ou famílias, enquanto homens e mulheres solteiros são acomodados em dormitórios.
Todos os quartos são simples e com banheiro.
Estão incluídas no preço da estadia três refeições diárias de comida indiana. São refeições simples e condimentadas, constituídas basicamente de arroz com vegetais e molho de lentilha ou iogurte. Existem também cantinas que vendem comida sem condimentos. Algumas pequenas lojas comercializam alimentos, presentes, artigos para banho, roupas, materiais de limpeza, além de livros, CDs, DVDs e fotos da Amma. São oferecidos no Ashram serviços de lavanderia, de alfaiate (onde é possível encomendar roupas), biblioteca para adultos e para crianças, posto de correio, agência de viagens, telefone, fax, acesso à internet e máquina fotocopiadora. Pode-se receber cartas sem problemas. Também são prestados serviços de cuidados pessoais e saúde, tanto no Hospital de Ayurveda e na Clínica e Farmácia Ayurvédica, quanto na Clínica Médica Alopática. A clínica de medicina ayurvédica oferece um tratamento tradicional indiano (Panchakarma), que leva de 3 a 5 semanas, para os pacientes que forem recomendados pelo médico responsável pela clínica. Outros serviços disponíveis no Ashram incluem: astrologia, pujas astrológicos, massagem, homeopatia e uma clínica médica alopática. Remédios básicos alopáticos e ayurvédicos e vitaminas são geralmente encontrados na vila.

O que levar

Já que vários artigos podem ser adquiridos na Índia, convém viajar com pouco peso. Não obstante, é recomendável trazer: • um despertador e um relógio;
• uma lanterna e pilhas;
• repelente de mosquitos/insetos;
• creme anti-séptico e/ou quaisquer medicamentos pessoais;
• um cantil leve ou squeeze (ou um recipiente plástico para levar água para o quarto);
• colchonete de espuma ou ar (pode-se comprar travesseiros e alugar colchonetes de paina);
• um cobertor leve (pode-se comprar lençóis no Ashram – já os sacos de dormir são quentes demais e desnecessários). Se você tiver problemas de coluna, traga o suporte de que necessita.
• pequenos cadeados para sua bagagem (cadeados de combinação são muito úteis);
• tampões de ouvido.

Além disto:
• Água potável filtrada é disponível gratuitamente; pode-se chegar a beber até três litros de água por dia;
• É recomendável usar roupas discretas, leves e largas (para as mulheres, recomenda-se usar roupas largas que cubram as pernas e canelas e também a região dos ombros e colo);
• Encontra-se à venda absorventes íntimos comuns. Se você tiver necessidades específicas é aconselhável trazer o que for preciso.
• Não são permitidas fraldas descartáveis, somente fraldas de pano. As fraldas descartáveis criam lixo que não há como se desfazer.

Seva – serviço dedicado a Deus, feito voluntariamente, como prática espiritual.

É uma oportunidade valiosa poder servir à Mestra e ajudar os ashramitas (residentes do ashram), que são responsáveis pela manutenção dos prédios e por prover as refeições. Pede-se a cada um que gentilmente conceda ao menos uma hora e meia todos os dias ao trabalho voluntário. Serviço feito abnegadamente é considerado uma parte importante da prática espiritual.Em algumas ocasiões a própria Amma organiza um programa de trabalho, participando no centro de toda a atividade para o deleite de todos presentes, realizando grandes tarefas em tempo muito curto. Esses encontros informais e imprevistos com a Amma ainda são possíveis, apesar do número crescente de pessoas no Ashram. É precisamente a capacidade da Amma de fazer-se acessível a todos que torna a estadia no Ashram tão memorável. Se você estiver doente, vier com a sua família ou tiver necessidades especiais, por favor comunique-se conosco antes de vir. Quartos privados não são normalmente disponíveis e a maioria dos quartos e banheiros está situada acima do quarto andar, o que pode apresentar dificuldades para alguns.

Antes de sair certifique-se de possuir:

• Passaporte válido;
• Visto válido para a Índia, e de saber as restrições e regras deste país;
• Passagem de volta;
• Telefone de confirmação.
• Dinheiro para cobrir sua estadia, comida e viagem. A estadia no Ashram é em torno de 150 rúpias por dia, para pequenos períodos de estadia. A comida ocidental, dependendo da sua escolha, pode lhe custar em torno de 500 rúpias por semana. Pode-se viajar com a Amma pela Índia, mas informe-se sobre os preços dessas viagens que normalmente ocorrem de fevereiro em diante. Se você tiver algum problema de saúde ou dificuldade física por favor consulte-nos antes de vir. Escreva para o Escritório dos Estrangeiros ou comunique-se com a Mesa de Informação durante a visita da Amma. Não há serviço permanente de enfermagem, de maneira que se você precisar de ajuda diária, será necessário que venha acompanhado de um atendente.

Seguem aqui mais algumas indicações:

• O silêncio é praticado sempre quando possível pelos residentes, para permitir o máximo de concentração no Divino. Por favor, quando necessário, fale baixo, especialmente nos quartos comuns, dormitórios e salão de jantar. O Ashram é um lugar muito ativo, com milhares de visitantes ao menos duas vezes por semana. Sua paciência e tolerância serão apreciadas. Todos os visitantes e residentes devem observar o celibato durante a sua estada. É muito importante vestir-se apropriadamente, tanto dentro do Ashram como fora dele;
• Na Índia, as mulheres sempre cobrem o peito e a parte superior dos braços. Pede-se, portanto, às visitantes que sigam esse costume. Use sáris, saias ou vestidos longos, punjabis ou grandes lenços, geralmente de cor branca;
• Não se permite aos homens ou mulheres no Ashram que usem shorts ou camisetas sem manga. As pernas devem sempre estar cobertas até o calcanhar;
• Os homens devem usar calças ou dhotis com uma camisa ou lenço;
• Tóxicos de nenhum tipo são permitidos no Ashram, nem mesmo cigarros. Se for preciso fumar, deve-se perguntar aonde é o local apropriado. Por favor, não traga drogas ou álcool para o Ashram;
• Na Índia não se demonstra afeto entre homens e mulheres em público. Por favor, respeite o costume e evite segurar a mão, abraçar, beijar, ou gestos desse tipo, comuns no Ocidente. Nunca divida o chuveiro;
• Ao chegar, a primeira coisa a fazer é ir ao Escritório dos Estrangeiros para se registrar. Ali você encontrará todos os detalhes iniciais sobre a vida no Ashram e o necessário para obter um lugar. Aproveite para depositar seus valores no Escritório para mantê-los seguros.

 
         
 
www.ammabrasil.org é o site oficial da Amma no Brasil.
 Copyright MACenter ® 2016. Todos os direitos reservados.