"É puro amor e serviço desinteressado que sustenta
este universo."
– Amma

 
 
  Home Amma Ashram Doacoes Imprensa Turnes
 
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

TÍTULO DE CONSULTORA ESPECIAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS:
No dia 24 de julho de 2005, a ONU conferiu à organização da Amma, a ONG M.A. Math, o título de consultora especial. Este título foi conferido em reconhecimento ao seu notável trabalho de auxílio nas catástrofes e às demais atividades humanitárias. A M.A. Math tem intenção de trabalhar com as várias agências do Conselho Econômico e Social da ONU para promover o auxílio humanitário em todo o mundo.

Ajuda após Catástrofes:
• Inundações em Karnataka e Andhra Pradesh (2009): atendimento médico, comida
e suprimentos.
• O ciclone Aila, Bengala Ocidental, (2009): Cuidados médicos, comida e suprimentos
• As inundações em Bihar (2008), Lisboa (2006), Mumbai (2005): Cuidados médicos, comida, suprimentos e abrigo.
• Terremotos, Caxemira (2005): Alimentos, suprimentos, reconstruindo três aldeias na Caxemira.
• Furacão Katrina, nos EUA (2005): 1000 mil dólares dos EUA para Bush-Clinton Katrina Fund

 
• Tsunami, Índia e Sri Lanka (2004): Se o valor de 46 milhões dólares EUA em ajuda.
 

(construídas 6.200 casas tsunami resistente, 700 fi novo shing barcos e uma ponte de evacuação, desde de formação profissional para 2.500 vítimas).
• Terremotos, Gujarat (2001): 1.200 casas resistentes a terremotos.

Outros projectos de assistência:
• Conclusão de 40 mil casas para os pobres na Índia.
• Ajudar a fim de suicídio entre os agricultores endividados através do fornecimento de 100.000 bolsas de estudo para filhos de agricultores empobrecidos, assim como a ajuda de 5.000 grupos de mulheres de famílias agrícolas para iniciar negócios a através de formação profissional e organizando empréstimos de microcréditos.
• orfanato para 500 crianças em Kerala.
• orfanato para 54 crianças em Nairobi.
• Anualmente alimentando mais de dois milhões de pessoas pobres na Índia.
• Anualmente,
alimentando 73 mil pessoas nos EUA através de programas de distribuição de refeições para sem-casas.
• Pensões para 100.000 mulheres carentes e os deficientes físicos e mentais.
• Quatro lares de Cuidados para Idosos na Índia.
• Albergues que fornecem alojamento seguro para mulheres vítimas de abuso doméstico.
• Projeto de bem-estar nos EUA que oferece consolo para os presidiários.

Abrigo para mulheres
Ajuda a deficientes físicos
Alimentação gratuita

Asilos para idosos

Assistência jurídica gratuita

Assistência a presidiários
Assistência em cooperativismo

Auxílio em catástrofes
Cerimônias gratuitas de casamento

Construção de
casas
Distribuição gratuita
de casas

Microfinanciamento
Moradias gratuitas

Orfanatos
Pensões para viúvas
Preservação hambiental
Projeto de assistência aos presidiários
Saneamento de favelas

Auxílio em catástrofes

Em agosto de 2006, a cidade de Surat, em Gujarat, sofreu uma grave inundação e teve 90% de sua área total submersa. Trezentas pessoas morreram e milhares sofreram o risco de doenças causadas pelas enchentes. Amma enviou uma equipe médica, composta por médicos e enfermeiras, que atendeu mais de 3 mil pacientes em 10 dias nas áreas mais afetadas e distribuiu 31.500 dólares em medicamentos.

Em resposta ao terremoto que devastou as áreas de ambos os lados da fronteira entre a Caxemira e o Paquistão, em outubro de 2005, Amma enviou um grupo de voluntários do seu ashram de Déli para consolar as vítimas e distribuir alimentos, cobertores e mantimentos. A M.A. Math está reconstruindo três aldeias em Uri, ao norte da Caxemira, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto.

Em um único dia em julho de 2005, a precipitação em Mumbai foi de 94,4 centímetros. Milhões de pessoas foram afetadas, especialmente os favelados, cujos casebres foram simplesmente levados pela chuva. A M.A. Math imediatamente providenciou itens essenciais, como alimentos cozidos e crus, utensílios de cozinha, roupas pessoais e também roupas de cama. Os médicos do hospital AIMS, acompanhados por duas ambulâncias totalmente equipadas, atenderam cerca de 50 mil pacientes e distribuíram remédios num valor total de 1 milhão de dólares.

Construção de casas

Todos os anos, voluntários de diferentes países se reúnem na Índia para ajudar a construir as casas que a M.A. Math doa aos sem-teto. Os voluntários ajudam a limpar os terrenos, a preparar os alicerces e a construir as paredes e os telhados. Voluntários internacionais, construtores locais e aldeões trabalham juntos e usufruem da feliz interação entre corações e mãos unidas em um mesmo projeto.

Distribuição de moradias gratuitas

A M.A. Math foi a primeira organização não governamental a concluir as casas de acordo com os padrões oficiais do governo para os desabrigados do tsunami. Devido à sua admiração pelo trabalho da ONG M.A. Math, o presidente da Índia, Dr. A.P.J. Abdul Kalam, visitou um dos locais de construção em Tamil Nadu e participou da cerimônia de entrega das chaves no principal ashram da Amma, em Kerala.

O principal objetivo do enorme programa de auxílio da M.A. Math, após o tsunami, foi a reconstrução de 6.200 casas em Kerala, em Tamil Nadu e nas Ilhas Andaman e Nicobar (na costa leste da Índia), assim como no Sri Lanka. Nos distritos de Cuddalore, Kanyakumari e Nagapattinam, em Tamil Nadu, a ONG M.A. Math está construindo conjuntos habitacionais completos, com eletricidade, esgoto, sistemas de ruas, creches e demais instalações.

Orfanatos

Em 1989, a Amma recebeu um pedido para cuidar de um orfanato e de uma escola, cujos proprietários haviam ido à falência. As crianças haviam sido extremamente negligenciadas, estavam desnutridas, e os prédios estavam em estado deplorável, sem condições sanitárias. O ashram imediatamente começou a cuidar das crianças, a reconstruir o orfanato e a restabelecer a escola. Hoje 500 crianças moram no Amrita Niketan. A metade delas vem de comunidades tribais pobres. Com alimentação nutritiva, cuidados amorosos os estímulos que recebem de uma dedicada equipe, as crianças adquiriram confiança e um novo começo na vida. Mais de 35% dos órfãos continuam seus estudos no nível superior, totalmente patrocinados pela ONG M.A. Math.

Distribuição de comida

Amritapuri, o ashram principal da Amma, e seus centros afiliados alimentam mais de 2 milhões de pessoas carentes por ano. Os centros afiliados da M.A. Math também distribuem arroz, leite e roupa. Nos EUA, voluntários inspirados pelos ensinamentos de compaixão da Amma oferecem 72 mil refeições por ano aos desabrigados, através do programa chamado Mother's Kitchen [Cozinha da Mãe].

Distribuição de remédios

Os ashrams afiliados a Amritapuri frequentemente organizam acampamentos médicos. Médicos e enfermeiros voluntários fazem exames de rotina e distribuem medicamentos alopáticos e ayurvédicos. Juntamente com os medicamentos, é feita normalmente a distribuição gratuita de alimentação. Em Kerala, o Hospital AIMS, da ONG M.A. Math, distribui remédios para os pobres gratuitamente através do seu posto permanente de saúde, localizado numa vila próxima a Cochin.

Pensões gratuitas

Em 1998 Amma lançou o Amrita Nidhi, um abrangente projeto de distribuição de pensões vitalícias gratuitas de auxílio a 50 mil mulheres indigentes por toda a Índia. Em 2006, Amma expandiu o projeto para que ele pudesse beneficiar 100 mil pessoas. Os beneficiários agora incluem homens, mulheres e crianças debilitados física e mentalmente. O dinheiro os ajuda a comprar itens essenciais como alimentos, remédios e livros escolares.

Cerimônias gratuitas de casamento

Na Índia, o casamento é essencial para a estabilidade da família. Há décadas a Amma tem patrocinado cerimônias de casamento a pedido das famílias carentes. A ONG M.A. Math fornece todos os itens necessários para uma cerimônia tradicional, incluindo o sári da noiva e as joias de ouro. Em 2003, durante as celebrações de aniversário dos seus 50 anos, Amma realizou uma cerimônia especial de casamento de 158 casais. Desde então todos os anos, em seu aniversário, ela promove cerimônias de casamento gratuitas. Desde o tsunami de 2004, a M.A. Math tem celebrado casamentos gratuitos para centenas de casais carentes, afetados pela catástrofe.

Assistência jurídica gratuita

Durante o Amritavarsham 50 (Cerimônia de comemoração dos 50 anos de idade da Amma), mais de mil advogados de todas as partes da Índia formaram o Amrita Kripa Neeti Pratishtan, um projeto criado para tratar das questões dos direitos humanos e do meio ambiente. Os advogados oferecem seus serviços gratuitamente aos pobres. Este foro também oferece treinamento em direito e mediação para resolução de problemas da melhor maneira possível. Os advogados trabalham através da rede de ashrams da Amma.

Asilos para idosos

Os idosos vêm aos abrigos da Amma em busca de refúgio de suas famílias problemáticas, ou porque não há quem cuide deles, ou simplesmente porque querem passar seus últimos anos num ambiente religioso tranquilo. Eles se sentem em casa nesses lares e participam regularmente das atividades oferecidas. Essas residências se encontram em Sivakasi, Tamil Nadu, Kottayam, Kerala e em Bangalore e Karwar, Karnataka. Todas ficam em áreas tranquilas, seja no campo ou em áreas próximas a alguma filial do ashram. As casas têm um salão para as orações e as funções comunitárias, incluindo programas culturais com a participação frequente de vizinhos e amigos.

Abrigo para mulheres

Este abrigo é de propriedade da ONG M.A. Math e é administrado por ela. Oferece moradia segura, em ambiente tranquilo, para 100 mulheres que trabalham em instituições particulares ou públicas, assim como para estudantes e viajantes.

Projeto de Assistência aos Presidiários

Nos Estados Unidos, o ashram M.A. Center dirige um programa chamado "Círculo do Amor Interno", onde voluntários escrevem cartas de esperança e solidariedade às pessoas que cumprem penas em prisões. Atualmente, esse programa é desenvolvido em 15 estados, com participantes de todo o mundo. Os presidiários envolvidos no programa recebem livros da Amma. O ashram M.A. Center também doa livros às bibliotecas das prisões e a outras instituições de auxílio. Quando os presidiários solicitam, eles recebem pelo correio as instruções sobre a técnica de meditação simples da Amma, o "Ma-Om". Além disso, o ashram MA. Center também começou a ensinar a Técnica de Meditação Integrada - IAM® aos jovens dos Centros de Detenção Juvenil de Santa Fé e do Novo México, e há planos para começar a ensinar a técnica em prisões e instituições correcionais de adultos.

Mais a Fundo
 


Assistência Educacional

Assistência Médica

Cultura Espiritual

 

 

 
Site oficial da Amma no Brasil. www.ammabrasil.org www.ammabrasil.org é o site oficial da Amma no Brasil. Copyright MACenter® 2009. Todos os direitos reservados.
   * Nossa Missão   * Aviso legal   * Sites   * Fale Conosco