"Somente o pensamento e a vivência espiritual
trará paz ao mundo." – Amma
 
 
  Home Amma Ashram Doacoes Imprensa Turnes
 
 

PUJA

Puja ou Pooja

Transliteração do sânscrito: reverência, honra, adoração ou culto. Puja é um ritual religioso realizado pelos hindus como uma forma de oferecer símbolos de gratidão às divindades, pessoas ilustres, ou convidados especiais.

Isso é feito em uma variedade de ocasiões e definições, da práica diária feito em casa, ao começar um novo empreendimento, até as cerimônias de templo e festivais de grande porte.

Puja é modelado sobre a idéia de dar um presente ou a oferta a uma divindade ou pessoa importante e poder receber sua bênção. As duas principais áreas onde puja é realizado são casas e templos. Há muitas variações nas oferendas, e na complexidade da cerimônia.

 
 
 

Puja é realizada também em ocasiões, festivais ou cerimônias religiosas.

Durante a cerimônia o Pujari simbolicamente invoca a divindade interior para que ela seja adorada externamente e depois convidada a voltar a sua moradia interna.

Muitas casas na Índia têm um santuário hindu pessoal reservado - um cômodo da casa que incluem imagens (ou murtis) de várias divindades. Um puja diário é muitas vezes dedicado a divindades da família (kuldevta) ou divindade pessoal (ishta-devata).

O puja diário é uma pratica espiritual que geralmente consiste de um simples culto de oferendas, como a oferta de água, luz e incenso, e/ou frutas. Usualmente, uma pequena cerimônia de Arati (ritual da luz) é realizada ao final. Puja pode ser realizado com qualquer oferta disponível. Um puja consiste de um Diyaa (lâmpada), kumkum, doces ou frutas, água, sino e incensos. O Arati geralmente também é realizado como oferta.

Os Puja em templos são mais elaborados e normalmente feitos várias vezes ao dia. Eles também são realizados por um sacerdote, ou pujari. Além disso, a divindade do templo é considerada um residente em vez de um convidado, portanto o puja é modificado para refletir que a divindade é "acordada" ao invés de "invocada" pela manhã. Pujas em Templos variam muito de região para região e diferentes seitas. Hinos religiosos são cantados. E muitas vezes há a participação menos ativa da congregação.

Oferendas ou Prasad a ser oferecido a Deus (em casa ou no templo) pode incluir várias tipos de oferenda, comida, bebida, ou mesmo objetos de uso cotidiano.

Mais a Fundo
 


Archana

Bhajan

Mantra

Satsang

Técnica de Meditação IAM®

 

 
Site oficial da Amma no Brasil. www.ammabrasil.org www.ammabrasil.org é o site oficial da Amma no Brasil. Copyright MACenter® 2009. Todos os direitos reservados.
   * Nossa Missão   * Aviso legal   * Sites   * Fale Conosco